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Outro pouco sobre Design… – Parte 2

Outro pouco sobre Design...

Outro pouco sobre Design…No primeiro artigo da série, contei algumas curiosidades e trouxe algumas reflexões sobre o design. Hoje, gostaria de falar mais sobre o negócio Design. Boa leitura!

 

Endodesign

Uma das áreas atendidas pelo design gráfico já há muito tempo é o endomarketing. Ações internas de empresas têm uma necessidade natural de se manifestar com uma identidade sólida e alinhada com sua imagem corporativa. A mesma preocupação que se deve ter com a identidade visual ao se dirigir ao público externo deve nortear a empresa ao falar com seus colaboradores. Afinal, todos os stakeholders têm interesse na empresa e é fundamental transmitir a mesma imagem a todos, tanto para garantir a credibilidade como para solidificar sua identidade. Cartões ou e-mails de aniversário, manual do colaborador, apresentações de treinamento e boas-vindas, banners e logotipos de campanhas. Tudo deve ter a “cara” da empresa. Com certeza, o público interno vai passar a entender o porquê de a empresa investir tanto no seu marketing. Porque agrega valor, qualifica e demonstra solidez. Pense nisso.

Quer ver isso na prática? Visite endodesign.com.br, um dos núcleos exclusivos da Pense.

A mesma preocupação que se deve ter com a identidade visual ao se dirigir ao público externo deve nortear a empresa ao falar com seus colaboradores.

 

Me faz um orçamento?

Uma das piores decisões na gestão em design é a determinação de preço para os projetos. Todo serviço, por natureza, tem um valor subjetivo, porque o maior insumo é a inteligência. Diferente de um produto, que tem um custo objetivo para ser fabricado, o serviço, em sua maioria, conta com a experiência, capacitação e talento da equipe que o presta. Claro que o design usa softwares, papel, plano de internet, hora homem-máquina. Mas tudo isso não dá conta daquele cálculo justo de quanto deve valer o trabalho intelectual. É comprovadamente impossível. E nessa mesma área, é muito mais frequente o cliente discutir o preço da criação do que o preço da gráfica. Afinal, a gráfica calcula quanto de tinta e de papel vai gastar. Fica mais difícil negociar. Já o subjetivo aceita a ponderação e tem o ônus da dúvida. Inúmeras vezes nos deparamos com demandas “pequenas”, julgadas fáceis ou pretendidas como partes de um pacote. Tudo para minimizar o investimento (muitas vezes chamado de custo), ainda mais em tempos de crise. Não se leva em conta, no entanto, que o anúncio criado em meia hora levou, na verdade, o tempo de profissão do designer para ser feito. Quer algo mais subjetivo? Então fiquemos com o óbvio: buscar sempre entregar a excelência e esperar que o seu valor se torne objetivo. E justo.

O anúncio criado em meia hora levou, na verdade, o tempo de profissão do designer para ser feito.

 

IA, UX, Geração Alpha

Experiência. Essa é a palavra do momento. Anos atrás se falava que um produto não era apenas o que ele era e sim o que representava. Hoje ele tem que representar uma experiência. Nova, inusitada, diferente e divertida. Seja experimentá-lo em 360° num shopping – como o Samsung Gear VR –, seja consumi-lo sem sê-lo – como a coca que é fanta –, os produtos querem surpreender. Começou com o aroma personalíssimo de uma loja e terminou com o que você quiser imaginar ou experimentar, como a inteligência artificial (IA). Não tem limites. Inúmeras empresas só falam e trabalham nisso. Temas como UX Design também tratam disso: olhar para o usuário em primeiro lugar. “User eXperience” é o que faz atualmente uma marca ser amada ou odiada. Cada vez mais exigimos das marcas a excelência, uma experiência nova. Queremos um aplicativo de banco surpreendente, e um show de rock inesquecível. Queremos o novo, o agora, o futuro, tudo junto. As marcas sabem disso, e a nova geração também.

Anos atrás se falava que um produto não era apenas o que ele era e sim o que representava. Hoje ele tem que representar uma experiência. Nova, inusitada, diferente e divertida.

 

 

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Desta vez é só, e se você não leu a primeira parte desta série, aproveite aqui.  E siga acompanhando nossos conteúdos, quem sabe trazemos um Outro pouco sobre Design… Até a próxima!

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sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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