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Planejamento Estratégico de Marketing: para comunicar melhor e vender mais

Planejamento Estratégico de Marketing

Planejamento Estratégico de Marketing: Na essência, é isso. Criar uma ferramenta – leia-se um plano – para monitorar tanto a construção dos diálogos com os possíveis novos consumidores daquela marca, como também reforçar a imagem já enxergada por clientes fidelizados, tudo isso numa estratégia de acompanhamento e reconduções de novos movimentos.

Para quê? Ora, aumento de vendas. Mas um bom Planejamento de Marketing pode, ainda, ser direcionado para ações como divulgação da marca, o aumento de share da mesma, consolidação da imagem dela, ou, também, nos lançamentos de produtos.

Um bom Planejamento de Marketing pode ser direcionado para – além do aumento de vendas – divulgação da marca, aumento de share, consolidação da imagem ou lançamentos de produtos.

Por meio desse documento, é possível otimizar os esforços e os recursos da empresa que são destinados à divulgação da marca e ao relacionamento com os clientes.

Por onde se vai? Sem dúvida, existe uma trilha a ser seguida para a montagem satisfatória e eficaz deste instrumento. Segundo a plataforma de CRM Agendor, eis as “paradas”:

 

Estação 1 – Construção da sua buyer persona

É a representação fictícia daquilo que você considera ser o perfil de cliente ideal da sua empresa. Para isso, você deve indagar: quais são seus desafios, qual seu poder de decisão ou influência, como se informa ou busca recomendações, ou quais são seus valores? Lembrando: a empresa pode ter uma ou mais personas. Tudo depende das linhas de produtos ou perfis diferenciados.

 

Estação 2 – Análise dos ambientes interno e externo do negócio

Aqui você deverá enxergar quais são as suas forças e fraquezas (dentro), como também descobrir quais são possíveis oportunidades e ameaças do empreendimento (fora). A ferramenta de análise SWOT é tradicionalmente usada nesse tipo de estudo.

 

Estação 3 – O Mix de Marketing

Popularmente conhecido como 4 Ps do Marketing, fundamentais no planejamento (modernamente, indo a mais “Ps”; mas a base são quatro). Então:

  • Produto: o que você vende ou executa?
  • Preço: quanto é cobrado?
  • Praça/Localidade: por onde anda o seu produto, ou onde presta o seu serviço?
  • Promoção: quais as estratégias e canais utilizados para divulgar tudo isso?

 

 

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Estação 4 – A definição dos objetivos

Neste ponto, você deverá se debruçar com as escolhas, os resultados que deseja conquistar com estas estratégias de marketing. Como aquele ditado, “nem tanto ao mar, nem tanto à terra”! Nada impossíveis, mas com um certo grau de exigência, sim. Ah, aquelas sabidas metas S.M.A.R.T: S (specific), específica; M (measurable), mensurável; A (attainable), atingível; R (relevant), relevante; T (time based), temporal.

 

Estação 5 – Plano de Ações

Com os objetivos definidos, partir para o plano de ações distribuindo responsabilidades. E o famoso 5W2H: When (quando); Where (onde); What (o quê); Why (porque); Who (por quem); How much (quanto); How (como).

 

Estação 6 – Cronograma

Agora, os prazos para as tais execuções de estratégias. E as ferramentas de gestão são bem importantes nesta fase.

 

Estação 7 – Orçamento

E em cada nível e estratégia desse plano de marketing precisam estar pautados os investimentos. Quantos “pilas” você está querendo aportar e qual o retorno que se esperaria.

 

Estação 8 – Monitoramento

Ao final, o acompanhamento de tudo que se projetou é uma das principais fases do seu plano. Aqui entram, fortemente, controles feitos com indicadores-chave de desempenho (os KPIs, com algum painel de controle auxiliando), para análises das efetividades esperadas nas ações escolhidas, e perceber possíveis ajustes que devam ser executadas com o foco nos resultados.

 

Então…

É muito importante atentar que o Planejamento Estratégico de Marketing não serve apenas para CEOs, CMOs e gestores. O documento deve ser um guia para toda a equipe, que passa a entender as suas responsabilidades e como o seu trabalho pode contribuir para que o marketing e a empresa persigam os seus objetivos, aponta a Consultoria e Plataforma SaaS, Rock Content.

A tarefa é densa, e requer disciplina e vontade (e bastante pesquisa). Mas você deve ter em mente que “tudo tem seu início”, e que pode – e deve – começar com um projeto em que se encaixe à sua realidade, ao seu tamanho. Atente para fazer algo com oportunidade de melhorias, de aumento de tarefas e estudos. E conte com a Agência Pense para ajudar neste movimento de qualificação, na busca de mais sustentabilidade do seu negócio e, consequentemente, trazendo mais e melhores resultados.

Bom Planejamento Estratégico de Marketing!

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sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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