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Jornada do Empreendedor Parte 3 – Planejamento

Muito bem… falamos de Registrabilidade logo ali atrás, e agora vamos para um momento de muita valia que, infelizmente, poucos têm a oportunidade (principalmente no quesito recursos financeiros), mas outros tantos por desconhecimento ou descaso da sua relevância: estamos falando do Planejamento, numa forma abrangente neste instante.

Poderíamos ter iniciado a nossa Jornada já com este tema, pela importância dos estudos dentro e fora do futuro negócio (para mitigar os erros, e potencializar as competências). Mas resolvemos “colar”, logo após a matéria anterior, por entender que a grande maioria dos empreendedores lança o negócio mais rápido possível (por isso demos luz aos registros), e depois acertam ações que possam urgir.

E agora, para nos esclarecer alguns pontos (mas que julgamos, juntos, como os principais), recebemos outra grande parceira da Agência Pense – nossa respeitada profissional para Gestão – a Cristina Macedo, da Cris Macedo Consultoria. Também seja muito bem-vinda, Cris!

 

PENSE – Qual a importância de um Planejamento Estratégico para micro e pequenas empresas?

Cris Macedo Consultoria – O Planejamento Estratégico é essencial para a sustentabilidade das empresas, de qualquer segmento e qualquer porte.

Para Micro e Pequenas Empresas é crucial estabelecer um planejamento bem estruturado.

É esse estudo inicial que possibilitará a identificação de uma visão clara de futuro, a criação de objetivos, metas e indicadores, e a perfeita alocação de recursos.

E é com base nessas informações que as empresas irão tomar suas decisões, desenvolver ações e acompanhar os seus resultados.

 

PENSE – Quais as metodologias utilizadas para o Planejamento de Marketing? Fale um pouco de cada uma.

Cris Macedo – Para desenvolver o Plano de Marketing é fundamental avaliar o Plano Estratégico da empresa. Eles precisam estar alinhados.

Costumo utilizar algumas metodologias para auxiliar as empresas no desenvolvimento do Planejamento de Marketing.

São elas:

  • MATRIZ SWOT – É uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou empresas a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos. Ou seja: após termos definido claramente quais são os objetivos da empresa, realizamos o estudo da matriz para traçar as ações do plano de marketing.
  • BUSINESS MODEL CANVAS – É o “quadro de modelo de negócios” onde refletimos e escrevemos sobre 9 importantes pontos de gerenciamento estratégico. Dos 9 pontos dessa metodologia, 4 são extremamente relevantes para o desenvolvimento do Plano de Marketing: Proposta de Valor, Parcerias Estratégicas, Canais de Relacionamento e Segmento de Clientes.
  • DIAGNÓSTICO – Realizar o diagnóstico situacional da empresa é importantíssimo antes de desenvolver o plano de marketing. Avaliar o que está sendo feito, os resultados, como a concorrência está se movimentando, o posicionamento de mercado e outras variáveis essenciais para o sucesso do negócio. O Diagnóstico irá direcionar o que será preciso fazer prioritariamente no plano de ações.

 

PENSE – O que é Coaching? Ele é relevante para empreendedores iniciantes de pequenos negócios?

Cris Macedo – Eu entendo que pode ser relevante sim.

Muitos empreendedores utilizam o Coaching, ou mesmo a Mentoria, para se fortalecerem e seguirem com mais confiança na sua trajetória profissional.

Explicando um pouco a diferença entre Coaching e Mentoria.

COACHING é um processo que, através do desenvolvimento de habilidades e do aumento da autoconfiança, o Coach ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais ou profissionais. O Coach utiliza uma variedade de técnicas e ferramentas para ajudar o coachee (a pessoa que está sendo orientada) a identificar suas metas, superar obstáculos e criar um plano de ação eficaz.

MENTORIA é realizada por um profissional mais experiente (Mentor), que oferece orientação, conselho e suporte para profissionais menos experientes, o qual chamamos de “Mentorado”.

As principais funções de um mentor ainda incluem:  compartilhar experiências, dar feedback construtivo, inspirar o mentorado, incentivar para que os obstáculos sejam superados.

Como o Mentor é mais experiente, ele ainda auxilia os novos empreendedores a expandirem sua rede de relacionamentos e contatos profissionais, fazendo conexões e apresentando as melhores oportunidades

 

 

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Maravilha! Outra grande etapa do nosso bate-papo, aqui, da Jornada do Empreendedor. Como comentado, o Planejamento acontece desde o nascedouro da ideia, dos primeiros movimentos rumo à formatação do negócio (aportando na Registrabilidade, como falamos). Mas sempre em tempo, tivemos um breve discorrido do assunto, sem alcançar a amplitude que sempre se abrirá a cada avanço do negócio. Sempre!

Queremos agradecer à Cris Macedo Consultoria pela sua contribuição ao mercado, dado a você que está se identificando com este cenário e esta fase pessoal do seu movimento empreendedor. Continuamos a acreditar em estarmos rumando às melhores escolhas, como também a mais entendimentos e conhecimentos de que esta nossa Jornada irá se extinguir em breve, mas a sua jornada pessoal ainda terá muitos capítulos a serem escritos – assim é o nosso desejo sincero. Então, vamos nessa, em breve teremos uma outra “parada” muito interessante (e importante, claro). Até lá!

Ah, e se ficou interessado na matéria, acesse nosso artigo sobre Planejamento Estratégico de Marketing aqui.

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Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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