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WhatsApp Business: vamos afinar?

Certamente, você que lê este artigo já é usuário desta poderosa ferramenta de comunicação da atualidade. Mas se o assunto é “comunicação com clientes/consumidores”, uma boa parte dos usuários não conhece ou não tira o maior proveito possível das suas funcionalidades: estamos falando do poderoso WhatsApp Business.

Bem, aqui daremos uma síntese do robusto conjunto de informações que esta ferramenta possibilita, mas não deixaremos você na mão e vamos direcionar para matérias completas que descobrimos na rede. Vamos lá!

Antes, vamos esclarecer quais os diferentes tipos de conta que existem do WhatsApp (cada um com suas próprias funcionalidades e usos):

– WhatsApp convencional: podemos dizer que é o “aplicativo de entrada” da ferramenta, com foco principal em uso pessoal.

– WhatsApp Business: que hoje é o nosso destaque, atende um nível mais acima de eficiência de comunicação com clientes (numa versão gratuita), tendo as mesmas facilidades do convencional, mas com alguns recursos extras (logo mais destacaremos).

– WhatsApp Business API: esta é um modo da ferramenta ainda mais profissional, com possibilidades ampliadas. Destaques para a integração do canal com sites, selos de verificação, chatbots, uso com mais de um atendente na mesma operação, entre outros. Mas esta versão requer um Provedor Oficial do WhatsApp Business API, sendo uma determinação da empresa proprietária (Meta), que elege empresas parceiras para integrar esta versão.

 

Catálogo Online

Agora, vamos direto falar dos recursos extras que são apresentados pela ferramenta, começando com a opção de Catálogo Online para Produtos/Serviços. Para aqueles pequenos empreendedores (lojistas, prestadores de serviços variados etc) que ainda não estão “maduros” para investimentos e real necessidade de lojas virtuais mais robustas, esta estratégia é bem interessante para organizar suas entregas de uma forma mais profissional na efetivação de negócios. É um degrau bem atrativo para o consumidor, em momentos de trocas de contatos, de esclarecimentos e segurança nas suas compras. Vale a pena considerar uma análise mais profunda desta facilidade, mesmo que seja uma etapa temporária a um investimento maior em plataformas mais profissionais de vendas.

 

Classificação de Contatos

Outro recurso interessante, numa escala um pouco mais complexa de contatos e tratativas com seus clientes, é o uso da Classificação de Contatos com o uso de etiquetas, fazendo valer os seus critérios próprios para esta organização. Aqui estamos falando, também, de uma fase intermediária (rumo ao uso de ferramentas e aplicativos mais complexos/profissionais), que são as chamadas Soluções CRM – aqueles sistemas de organização e controle de todas as jornadas de contato com os clientes. Novamente, atente para tirar mais proveito desta facilidade, e já vá estudando mais sobre as soluções de CRM, caso você se encaixe no perfil de usuário intermediário, mas que está rumando para controles mais complexos.

 

Automação de Mensagens Rápidas

Agora, falemos rapidamente sobre Automação de Mensagens Rápidas. Justamente, o WhatsApp Business dispõe desta facilidade para você agilizar boa parte dos seus processos de contatos, principalmente com determinados estágios das trocas de mensagens em que você pode explorar esta rapidez e objetividade (com foco na economia de tempo, consequentemente… $). Mais uma vez, invista tempo para estudar estas configurações, e as melhores formas que se encaixam no seu perfil de negócio e comunicações afins.

 

Principais benefícios

Bom, agora vamos dar uma atenção final de alguns dos principais benefícios que estes recursos em destaque podem trazer para os nossos negócios.

O primeiro deles podemos eleger a melhor experiência do usuário, onde ele sente a rapidez e eficiência nos contatos, trazendo a tal “experiência otimizada”.

Já quando falamos do Catálogo Online, voltamos a comentar sobre a utilização desta ótima solução para organizar e profissionalizar mais a exposição dos seus produtos, ou mesmo a apresentação do rol de serviços que sua empresa oferece. Tudo isso para uma fase do seu negócio que ainda não esteja efetivamente madura para investir em sistemas mais complexos.

Também vamos perceber uma eficiência ainda mais expressiva quando temos a oportunidade de usar a versão API do WhatsApp Business, pela sua “escalabilidade” nos atendimentos (quando a operação requer a utilização de um grupo maior de atendentes/vendedores, por exemplo).

Por fim, numa tarefa de extrema relevância para qualquer negócio, quando você foca na mensuração desses atendimentos (medições, análises e estatísticas), também você encontra na versão API.

 

Explore mais

Como prometido, sugerimos os seguintes links para você se aprofundar nos conhecimentos desta excelente ferramenta de comunicação, principalmente para o que nos interessa aqui, nos relacionamentos e contatos comerciais dentro das nossas empresas Eis:

https://www.rdstation.com/blog/conversacional/whatsapp-business

https://www.zendesk.com.br/blog/whatsapp-business

https://www.hostgator.com.br/blog/vender-whatsapp-business

 

 

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Acreditamos que trouxemos mais uma boa provocação quando o assunto é melhoria e organização das nossas tarefas nos negócios, ainda mais quando a matéria nos leva para o coração das empresas: vendas! Bem, você deve nos conhecer que sobre “comunicação” nós entendemos um pouco… Afinal de contas, não é à toa o nosso posicionamento: Pense. E comunique. Até nosso próximo artigo! Boas vendas!

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Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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