Agência Pense Marketing em Porto Alegre
Edit Content

agência pense

Porto Alegre/RS | Brasil
Rua Augusto Pestana, 25/51
+55 51 3022 2830
contato@agenciapense.com.br

Naming ou Nome de Marca… qual o seu?

Naming ou Nome de Marca

Naming ou Nome de Marca, como escolher?

Como te chamas? Qual o seu nome? Quem é você? Como tudo na vida, ter um nome também para o seu negócio não é nenhuma novidade. Mas você sabe quais os tipos de nomes que geralmente são estudados para serem escolhidos e incorporados no mundo dos negócios? Vem comigo, ou eu não me chamo…!

Podemos iniciar com aqueles que são tidos como um dos mais famosos: o de Nome Próprio. O sonho dela quando criança sempre foi conhecer a Disney. Mas não precisa viajar aos Estados Unidos para saborear o lanche que mais adora: vai no McDonald’s. Se seu pai não pode levá-la, pede para seu padrinho uma carona no seu Ford Focus. Mesmo assim, quando está com pressa em fazer seu lanche em casa, não dispensa sua saborosa Hellmann’s. Sempre houve a intenção de explorar os nomes de seus fundadores, visto a constatação de que pessoas gostam de se relacionar com “pessoas”. Bastante relevante e eficaz, em boa parte dos projetos ou produtos.

Também existem os chamados Nomes Criados, ou seja, “inventados”. Como diferencial, apesar de desafiador, um nome “novo” possui um grau expressivo de poder fixar nas mentes, e poder ganhar uma relação entre produto/serviço e segmento/nicho no mercado. Quando você diz “pesquise no Google”, fica muito claro que você tem segurança em indicar este canal para a necessidade de alguém. Antigamente (uma pena que não se reciclaram e praticamente perderam a grande força de marca adquirida lá atrás), uma boa foto era obtida com qualquer filme da Kodak. Como uma própria foto, ficou para a memória! Já em momento de saborear um delicioso sorvete, que também se posicionou em preço premium, você não entra em fria pedindo um Häagen-Dazs. Todos esses nomes vieram do nada… ou melhor, da cabeça de bons criadores.

Arriscaríamos chamar uma indústria eletrônica de Apple? Ou uma empresa aérea de Virgin (Virgem)?

Ah, os Nomes Literais, aqueles que já explicitam o que fazem! Benhê… traz um pacote da Casa do Pão de Queijo do super, por favor! Mas antes, confirma se não chegou nada da Casa do Concurseiro na portaria! Quando voltares, vamos no Rei do Mate? As famosas marcas que não precisam de decodificadores!

Temos, ainda, as tais Junções de Nomes. Uma marca “não tão” conhecida, uma tal Microsoft… para quem não sabia, Microcomputer + Software: eis a inspiração. E a Intel… vem da mistura Integrated e Electronics, próprio para o negócio microchips. E uma última, e da nossa terra: Brastemp… até eu não sabia, mas vem de Brasil + Temperatura. Bem interessante, não?

Vamos conhecer algumas marcas que foram pensadas pela abreviação (os tradicionais acrônimos). IBM: International Business Machines, all right?! BBC: British Broadcasting Corporation, agora, terra do Deus Salve o Rei. RBS: Rede Brasil Sul, pelos pagos do Rio Grande do Sul. Completando, SUS: Sistema Único de Saúde, origem inconfundível.

 

 

Cadastre-se para receber nossas novidades

 

 

Para fechar, se pararmos para pensar, arriscaríamos chamar uma indústria eletrônica de Apple? Ou uma empresa aérea de Virgin (Virgem)? Pouco provável… mas determinados empreendedores arriscam e seguem firmes, ousam, desbravam… No entendimento técnico desta técnica de Naming, estes termos (palavras) são chamados de Não-Relacionados. Dá para entender agora. Dá para entender tudo, agora.

 

Naming: Tipos de Nomes

  1. Seu nome próprio (Disney, Hellmann’s, Ford, McDonald’s);
  2. Nomes literais (Rei do Camarão, Questões de Concursos);
  3. Nomes criados (Flickr, Kodak, Google);
  4. Junção de nomes (Microsoft, Lego, Intel, iPhone, Nikon);
  5. Siglas (IBM, RBS, SUS);
  6. Termos não relacionados (Apple, não tem nada a ver com computadores ou tecnologia; Virgin, não tem nada a ver com empresas aéreas).

Naming ou Nome de Marca, não importa, mas se estiver em dúvida, contate a Agencia Pense Design!

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

nossos últimos pensamentos
Cadastre-se para receber nossas novidades