Agência Pense Marketing em Porto Alegre
Edit Content

agência pense

Porto Alegre/RS | Brasil
Rua Augusto Pestana, 25/51
+55 51 3022 2830
contato@agenciapense.com.br

Mais um pouco sobre… Design – Parte 3

Mais um pouco sobre Design

Seguindo nossa “temporada” de “Pílulas de design”, hoje é sobre algumas ferramentas e suas peculiaridades. Boa leitura!

 

Adobe sempre brilhou?

Muito antes de a Adobe dominar o mercado de softwares para design gráfico, era a Aldus que detinha a liderança com o diagramador PageMaker (primeiro software gráfico, criado em 1985 para o Macintosh), o PhotoStyler (tratamento de imagens) e o FreeHand (desenho). Nessa época, eles dividiam o mercado com o QuarkXPress, concorrente do PageMaker, e com o CorelDRAW, concorrente do FreeHand e amplamente utilizado nas gráficas e pequenas agências, já que foi o pioneiro para o Windows, lá em 1989. A “dança das cadeiras” começou perto dos anos 2000, quando a Macromedia do Flash comprou o FreeHand, e a Adobe, que ganhou fama por inventar o PostScript e o PDF, comprou a Aldus e depois a própria Macromedia. É bem verdade que a Adobe sempre dominou na plataforma Mac, com o Illustrator e Photoshop desde 1986, e com o InDesign no lugar do PageMaker, mas o mais curioso é que usuários de Windows diziam, ao ser anunciado o Photoshop, que ele não conseguiria “bater” o “excelente” PhotoStyler. Bem, depois disso é história…

Pelos idos de 1990, usuários de Windows diziam, ao ser anunciado o Photoshop, que ele não conseguiria “bater” o “excelente” PhotoStyler.

 

O velho e charmoso PowerPoint

Desde a fundação da Pense, pensamos (com perdão da redundância) em PowerPoint como mais um canal para valorizar a imagem dos clientes. Ignorando temas, fonte Arial e a animação “Surgir”, sempre tratamos uma apresentação digital como uma tela. Uma tela que surpreenda, que instigue, que faça o espectador lembrar do que viu. E isso só é possível se perseguirmos à exaustão a mensagem clara, direta, limpa e bonita. Bonita e de acordo com a identidade do cliente. Porque ali é mais um canal para mostrar de si, com todos os mesmos atributos que são difundidos na mídia, nas redes sociais, no site e no bom dia da secretária. Professor, RH, palestrante ou empreendedor, esse cliente precisa de um arquivo PPT que transmita a sua relevância e a credibilidade do que está falando. Com belas imagens, animações pertinentes, gráficos inteligíveis. Sem pirotecnias. E isso é pensar design para transmitir uma mensagem eficaz. É pensar design para ter sucesso. É pensar design para a vida.

Conheça nosso site especial do núcleo de presentations: onpresentation.com.br.

Professor, RH, palestrante ou empreendedor, esse cliente precisa de um arquivo PPT que transmita a sua relevância e a credibilidade do que está falando.

 

Mobile first

Uma realidade em que vivemos já faz algum tempo é a do acesso a sites por meio do smartphone. Lá em 2014 esse tipo de acesso já superava ao feito por computadores, segundo o IBGE. Quando a web se tornou popular, na metade dos anos 1990, fazíamos sites para caberem numa tela de 640x480px dos monitores da época. Isso foi aumentando até ficar comum o 1920x1080px. Acontece que os smartphones se tornaram muito convenientes para acessar sites onde quer que estejamos, e isso promoveu o chamado “mobile first”, ou seja, devemos pensar um site primeiro para uma tela de 480px rolando para baixo. No final das contas, em vez de a curva subir, nos vimos programando para verdadeiros sites “em miniatura”. Voltando ao tema do segundo artigo da nossa série: a experiência do usuário é que manda!

Mobile first: devemos pensar um site primeiro para uma tela de 480px rolando para baixo.

 

 

Cadastre-se para receber nossas novidades

 

 

Por enquanto é só, e se você não leu os outros “episódios”, acesse o primeiro aqui e o segundo aqui. Siga acompanhando, teremos sempre Mais um pouco sobre Design por aqui. Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

nossos últimos pensamentos
Cadastre-se para receber nossas novidades

Cadastre-se e baixe um prático tutorial para cartões digitais!

Agência Pense Criação de Sites em Porto Alegre