Agência Pense Marketing em Porto Alegre
Edit Content

agência pense

Porto Alegre/RS | Brasil
Rua Augusto Pestana, 25/51
+55 51 3022 2830
contato@agenciapense.com.br

Jornada do Empreendedor Parte 4 – Tráfego Pago (Ads)

Tráfego Pago

Olá, aqui vamos em mais um destino da nossa Jornada do Empreendedor, agora sobre Tráfego Pago!

Recentemente tivemos nossa leitura abordando o planejamento do negócio, momento de alta relevância para o melhor controle possível das ações e investimentos do “futuro sonho do empreendedor”. Agora, falaremos um pouco sobre um assunto vital na atual realidade de mídia/divulgação: vamos falar do Tráfego Pago (que também é tratado com a expressão “Ads”). E para este momento trazemos, com muita satisfação, a colaboração da nossa parceira Madu Ribeiro, profissional experiente do Marketing Digital. Aqui ela vai poder nos dar aquelas primeiras impressões sobre o tema, mas também pequenas doses de técnicas e complexidades (além de algumas dicas muito importantes). Vamos lá! Seja bem-vinda, querida Madu!

 

PENSE – Qual(is) é(são) o(s) objetivo(s) com o tráfego pago?

Madu Ribeiro – O objetivo do tráfego pago é apresentar seu negócio para potenciais clientes que estão demandando do seu serviço no mercado. Para isso utilizamos plataformas como Google Ads e Meta Ads. Cada uma destas ferramentas trabalha de forma distinta e com estratégias diferentes para atingir o cliente certo. Se você deseja iniciar com o tráfego pago, avalie em que momento está seu negócio, qual seu objetivo: crescimento, reconhecimento ou vendas? Este será o seu ponto de partida para escolher a melhor plataforma e a estratégia para você trabalhar. O tráfego pago, por si só, não é a solução de todos os problemas. Ele é uma ferramenta que se bem aplicada – avaliando os resultados e corrigindo a estratégia –, pode trazer ótimos clientes e ajudar a alavancar seu negócio.

 

PENSE – Quais são os níveis ideais de investimento em tráfego pago para empresas iniciantes?

Madu Ribeiro – Quando iniciamos uma campanha, nem sempre temos noção da competitividade do nosso mercado, e quais as palavras e serviços que vão gerar melhor retorno. Por isso, sempre sugiro (partindo de R$ 300,00 ao mês) que o cliente defina qual serviço que ele oferece que dá mais retorno financeiro e invista nele. A própria ferramenta, com o andar da campanha, dirá se seu orçamento está limitando os resultados, dirá a porcentagem de exibição que esse cliente perdera por orçamento baixo, e ele poderá “higienizar” suas palavras-chaves e trabalhar com aquelas que são o canal de entrada dos seus clientes.

Outro ponto a considerar quando o orçamento é enxuto (< que R$ 1.000,00) é: sua empresa atende sua cidade e cidades ao redor, porém 80% dos seus clientes atuais provêm da cidade principal… invista somente em sua cidade e veja o resultado. Para certos serviços, os usuários acabam preferindo que a empresa seja próxima de sua casa, e você pode acabar colocando dinheiro fora exibindo para esse tipo de cliente. Comece sabendo o que funciona e com o passar do tempo vá ampliando sua campanha através de testes. Assim, você saberá como seu mercado funciona e seu investimento, por menor que seja, vai trabalhar a seu favor.

 

PENSE – O que são públicos frio, morno e quente dentro do tráfego pago?

Madu Ribeiro – Os públicos são os componentes básicos para o Funil de Vendas, criando uma escala de interesse e qualificação.

Partindo do topo: o Público Frio são aqueles usuários que não conhecem seu produto, e talvez ainda não tenham a demanda pelo seu serviço. É um público barato e que serve de ponto de partida. São os usuários que você busca impactar em uma campanha de engajamento e tráfego para o perfil.

Público Morno é aquele que você conseguiu despertar interesse, ou seja, de todas as pessoas que visualizaram sua campanha, são aquelas que curtiram seu anúncio, aquelas que começaram a seguir seu perfil – usuários que demonstram interesse em seu serviço/produto. É usado em campanhas com um pouco mais de investimento, direcionado para uma ação de tráfego para o site, por exemplo.

Já o Público Quente é aquele que demonstra ativamente interesse pelo seu negócio, engajando com as publicações, mandando mensagens, visitando seu site etc. Esse é o cliente que você utilizará para uma ação de venda ou conversão. Essa é uma campanha mais cara; então quanto mais assertivo for o público que você pretende impactar, mais certeiro será seu resultado e investimento.

 

PENSE – Para concluirmos esta nossa abordagem básica: qual sugestão você daria para os empreendedores (sejam os “nascentes”, ou até mesmo os “já iniciados”) sobre esta matéria do Tráfego Pago?

Madu Ribeiro – Paciência e humildade. Você precisa entender que não existem fórmulas mágicas que funcionam 100% em todos os segmentos. É importante que você entenda a competitividade de seu mercado, saiba o preço de outros profissionais para entender o que seu cliente vai pensar quando orçar com você e outros concorrentes. Se seu produto é mais caro, aprenda a justificar isso através de seus diferenciais, tenha máxima atenção na forma que os clientes são atendidos neste primeiro contato, e busque estratégias para que a conversa não morra neste contato. Entenda que o objetivo da ferramenta é gerar tráfego no canal que você definiu, mas o processo de fechar negócio vai depender da sua postura profissional. Não tenha medo de errar; tenha medo de não corrigir seus erros! Boas vendas!

 

 

Cadastre-se para receber nossas novidades
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

 

 

Puxa, mais uma grata experiência profissional, com esta soma de conhecimentos que nos cerca cotidianamente nos nossos negócios. Uma visão simples e objetiva desta rotina dentro do planejamento financeiro e marketing de qualquer tipo de empreendimento, que necessite de estabelecimento e crescimento em seus mercados. Novamente, queremos agradecer muito esta colaboração da Madu Ribeiro – Consultora em Tráfego Pago, com a contribuição no aumento dos conhecimentos de todos nós, principalmente aqueles que estão para entrar e começar sua atuação empresarial. Como sempre, além de investirmos em divulgação da nossa Agência Pense, investimos tempo e esforços para podermos fomentar e aumentar o know-how dos que acreditam em nossas iniciativas.

Parabéns, Madu! E parabéns para você, caro leitor, nesta busca incessante à qualidade e ao crescimento. Até a próxima parada da Jornada do Empreendedor! Enquanto isso, aproveite mais este conteúdo sobre Tráfego Pago que publicamos aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

nossos últimos pensamentos
Cadastre-se para receber nossas novidades
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!