Agência Pense Marketing em Porto Alegre
Edit Content

agência pense

Porto Alegre/RS | Brasil
Rua Augusto Pestana, 25/51
+55 51 3022 2830
contato@agenciapense.com.br

Jornada do Empreendedor Parte 2 – Primeira parada: Registrabilidade

Registrabilidade na Jornada do Empreendedor

Agora, sim, precisamos começar a nossa “jornada empreendedora” de forma organizada e, principalmente, juridicamente definida. E isso se dá através das estratégias desde a escolha de nomes – divididas entre Razão Social e Nome Fantasia, chegando aos devidos registros em cada esfera dentro do ordenamento. Falemos, então, sobre a Registrabilidade na Jornada do Empreendedor.

E para esta matéria relacionada ao ambiente Contábil, convidamos um dos nossos parceiros aqui da Agência Pense para passar breves e introdutórias informações deste começo empreendedor. Seja bem-vindo, Marredo, Fontoura & Campos – Contadores Associados.

 

PENSE – Qual a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia?

Marredo, Fontoura & Campos – A Razão Social é o nome oficial da empresa registrado nos órgãos competentes, como a Junta Comercial, o Cartório do Registro Civil de Pessoas Jurídicas e as Receitas Municipais, Estaduais e Federal. Geralmente, a Razão Social inclui o tipo jurídico da empresa (por exemplo, Ltda., S.A., EIRELI) e pode ser o nome dos sócios ou uma descrição da atividade empresarial. Exemplo: ABC Indústria e Comércio de Móveis Ltda. Já o Nome Fantasia vem a ser o “nome popular” do negócio, focado em alguma estratégia de marketing em acordo com a marca. E por falar em Marca, esta não é a mesma coisa que Nome Fantasia. Podem até ser “iguais” na nomenclatura, mas Nome Fantasia é registrado no momento do cadastro na Junta Comercial. Já a Marca, ela teu seu registro especial dentro do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI (impedindo imitações e apropriações).

 

PENSE – Para os negócios nascentes, quais os tipos de registros de empresas mais utilizados?

MF&C – Devem ser analisadas as características de cada empreendimento. Porém, evidencia-se, em relação à responsabilidade, a opção por empresas de responsabilidade limitada em relação ao capital social registrado (sociedade limitada – LTDA ou empresário individual de responsabilidade limitada – EIRELI). Faz parte da registrabilidade na jornada do empreendedor.

 

PENSE – Qual a vantagem da contratação de um contador profissional (seria este o termo para contrapor aos serviços digitais)?

MF&C – A contratação de um contador profissional para assessorar e acompanhar um empreendimento, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação, traz inúmeras vantagens. O contato pessoal do contador com a empresa, pela sua experiência e conhecimento técnico,  possibilita que sejam potencializadas as vantagens, entre outras, em relação à Conformidade Legal e Fiscal (adequação às leis e atualização contínua), à Gestão Financeira (planejamento e controle), à Otimização Tributária (economia de impostos e gestão das obrigações), à Tomada de Decisões (análise e interpretação dos dados) à Economia de Tempo, à Segurança e Tranquilidade, e  ao Auxílio no Crescimento da Empresa.

 

PENSE – Qual é a melhor escolha em relação ao regime de tributação para uma nova empresa?

MF&C – A escolha do regime de tributação mais adequado para uma nova empresa depende de vários fatores, incluindo o tipo de atividade, a previsão de faturamento, o número de funcionários, entre outros. O Simples Nacional é um regime simplificado de tributação que é ideal para micro e pequenas empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões anuais. O Lucro Presumido, a princípio, é indicado para empresas de médio porte com margem de lucro consistente e previsível e que não ultrapassam a R$ 78 milhões anuais. Já o Lucro Real é o regime de tributação para grandes empresas ou aquelas que possuem margens de lucro variáveis. Em resumo, a melhor opção de tributação varia conforme o perfil e as expectativas da empresa. Consultar um contador é fundamental para tomar uma decisão informada e adequada à realidade do seu negócio.

 

 

Cadastre-se para receber nossas novidades

 

 

Muito bem! Bastante relevante a Registrabilidade na Jornada do Empreendedor, concorda? Apesar de ser uma matéria conhecida por alguns, um bom número de empreendedores nascentes desconhece estas vitais informações, justamente na “construção” de seus novos negócios. Ficamos muito felizes com a parceria que temos com a Marredo, Fontoura & Campos, e em poder proporcionar algo agregador para você que esteja nesta fase iniciante no universo empresarial. Estamos certos de que, ao longo das demais entrevistas a serem dispostas aqui nesta Jornada do Empreendedor, aumentaremos as chances de boas e melhores escolhas para aqueles que necessitarão de grande concentração e forte disciplina na busca da estabilização e tração em seus negócios. Bons ventos para todos nós! Até breve!

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

nossos últimos pensamentos
Cadastre-se para receber nossas novidades