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Identidades de Marca e Visual: eis sua Imagem Corporativa

Identidade de Marca e Visual

Vamos começar com uma breve definição de MARCA, pela Associação Americana de Marketing? Muito bem: “Nome, termo, design, símbolo ou outra característica que identifica os produtos ou serviços de um vendedor como diferente dos demais.”

Bom, agora vamos poder entender melhor quando falarmos de Identidades de Marca e Visual. Compreenderemos que uma construção de imagem e reputação de uma marca, com seus elementos visuais complementares que agregam valores a esta mesma marca, formam este conjunto de ativos que, efetivamente, somam-se ao valor de mercado para tal empresa/negócio. Vamos mais?

Identidade de Marca é a representação dos valores e conceitos de uma empresa, que traduz a personalidade daquela companhia.

Identidade de Marca é a representação dos valores e conceitos de uma empresa, que traduz a personalidade daquela companhia. É uma característica única e marcante de uma organização, que consegue se comunicar com eficiência com o mercado (Portal HubSpot). Uma imagem organizada e estratégica começa por cativar todos os públicos que se envolverem com aquela marca, quando sua estrutura de missão e valores estão claros, estes traduzindo a personalidade daquela empresa. Podemos elencar um bom número de expressões que melhoram este entendimento: marca como única e identificável, uma impressão positiva e com originalidade, comunicável e que podem lhe perguntar: “Quem é você?”.

A Identidade de Marca bem iniciada e constantemente monitorada pode proporcionar a experiência certa aos clientes, alinhada ao seus estilos de vida, os quais prestigiam e fidelizam quando são bem atendidos, e até mesmo surpreendidos, em seus momentos de consumo (quando se sentem conectados com o produto/serviço). Nisso, podemos estabelecer a compreensão dentro de 4 dimensões: a Física, a Cultural, a Intersubjetividade (“humanização da marca”), e a de Significado. Quando de uma boa segmentação (numa análise SWOT, p.e.), na consistência (continuidade de bons atendimentos ao consumidor), na percepção de valor (ou proposta de valor) e no entendimento de que são “mais que preços e qualidade”, a marca estabelece uma ordenação e estrutura eficazes dentro da sua área de atuação e mercado. Tudo somado à sua identidade.

Identidade Visual é o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que comunicam alguma mensagem – mesmo de forma indireta, ela pode expressar os valores da marca, sua personalidade e nicho de atuação

Agora, ao falarmos de Identidade Visual, leia-se o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que comunicam alguma mensagem – mesmo de forma indireta, ela pode expressar os valores da marca, sua personalidade e nicho de atuação (Portal HubSpot). É composta, fundamentalmente, de elementos subjetivos, quando da forma na apresentação: cores, texturas, formatos etc. A expressão visual tem o poder para fazermos uma suposição do que vale ou não consumirmos determinado produto. A forma de como nos vestimos (cores e modelos) gera nas pessoas determinados pensamentos e sentimentos, que “formam” um ideal de personalidade para aqueles determinados perfis (conforme seus valores e experiências de vida). Para o Marketing não é diferente. Aspectos visuais das empresas geram sensações que criam a ideia de como aquela marca age, o quanto é interessante e quais indicativos para possíveis soluções aos nossos problemas.

 

 

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Nome, Slogan, Logotipo, Cores, Tipografia, Ícones, Fotos/Imagens, Tom de Voz (informal, amigável etc.), são alguns dos principais aspectos que uma marca pode agregar dentro de uma boa e profissional Identidade Visual. E como vantagens, também agregadoras para dentro do negócio, podemos destacar: gerar credibilidade (sensação de profissionalismo, p.e.), fazer a marca ser lembrada (habitar os primeiros pensamentos do consumidor), criar vínculo com os clientes (relacionamentos, sensação de pertencimento), atrair as pessoas certas (evitando arrependimentos após aquisições equivocadas de alguns clientes), melhorar a experiência dos consumidores (bons sentimentos, associações favoráveis no momento e pós-consumo) e a não menos importante, favorecer a fidelização (rápido reconhecimento da marca e sensação de pertencimento).

Busque sua essência, busque sua distinção e individualidade como marca e solução. Imagine o seu consumidor pensando na sua marca: “eu conheço e confio em você”.

Tudo isso (Identidades de Marca e Visual) faz parte da sua Imagem Corporativa, ou “personalidade da marca”, na busca do aumento da credibilidade, de mais vínculos com os consumidores e da melhoria nas experiências de consumo, culminando com a conquista da fidelização do público daquela marca. Busque sua essência, busque sua distinção e individualidade como marca e solução. Imagine o seu consumidor pensando na sua marca: “eu conheço e confio em você”.

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Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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