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E-mail Marketing Parte 1 – Será que todo e-mail é irrelevante?

E-mail Marketing Parte 1

E-mail Marketing Parte 1!

E-mail? E-pa, e-pa! Por incrível que pareça, para alguns, esta ferramenta de comunicação ainda produz uma força expressiva entre pessoas e empresas. Acredite.

Abrindo a série E-mail Marketing, traremos para você algumas informações (e provocações) que trazem uma boa visão sobre a sua validade perene, justificada pela eficácia e aceitação por um expressivo número de usuários. Vamos nessa!

 

O que é E-mail Marketing?

Uma forma direta de conexão entre uma empresa e seu público, através da ferramenta Correio Eletrônico, usada por mais da metade da população mundial. Já é relevante? Claro que sim!

Lá se vão mais de 30 anos, em que a estratégia de envios de e-mails em volume massificou para pessoas e empresas. De lá pra cá, foram (e sempre serão) desafiadoras as melhorias nas ferramentas de gerenciamento e o uso de boas práticas para o envio (daí entra o mais delicado dos problemas: a má-fé daqueles contatos indesejados, os famigerados SPAMs). Daí, o que era um meio de comunicação em massa acabou sendo bem usufruído para relacionamentos de leads e clientes. Mas tem mais “públicos” ainda.

 

No que mais se pode usar o “bom” e-mail? Quais vantagens?

Quando falamos em mais públicos, devemos destacar o “bom” uso desta comunicação entre comunidades ou grupos associativos, por exemplo, onde as pessoas, por natureza, têm interesse pelo conteúdo recebido na sua caixa de entrada.

Outra estratégia positiva adotada por empresas é o bom uso das suas Newsletters Digitais (que um dia foram apenas “físicas”, ou seja, impressas), onde informa variados assuntos, notícias mais recentes, lançamentos, destaques. Considera-se o início para futuras estratégias de E-mail Marketing. Temos, ainda, os chamados E-mails Transacionais, aqueles facilitadores de uma transação ou relacionamento comercial (ou fornece uma atualização sobre uma transação comercial em andamento, segundo o portal Mailchimp.com. Exemplos simples são os E-mails de Confirmação (pedidos, reembolsos, alteração de senha etc). Para complementar, outros exemplos: E-mail Promocional, E-mail Sazonal, E-mail de Boas-Vindas e E-mail para E-commerce.

 

Devemos destacar o “bom” uso desta comunicação entre comunidades ou grupos associativos, por exemplo, onde as pessoas, por natureza, têm interesse pelo conteúdo recebido.

 

Como vantagens do E-mail Marketing, sabendo que o e-mail já está efetivamente incorporado na rotina de usuários da internet, destacam-se a segmentação atingida, a construção de relacionamentos e o despertar de interesses, a facilidade de implementação e a boa medição de resultados, foco num público já engajado, e, principalmente, os custos mais baixos em comparação a outras ações de Marketing (Fonte: ResultadosDigitais.com.br).

 

 

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Muito bem… ao longo dos meses, iremos escrever mais sobre este universo, dentro desta nossa nova série. Falaremos mais das ferramentas e plataformas, da lei de privacidade LGPD, SPAMs, Automação/Captura de Leads, Planejamento/Campanhas, Teste A/B, Autenticação/Segurança… ufa! Para quem achou que este assunto não teria mais peso dentro do universo digital… taí: muita relevância e atualidade, porque há muita entrega e eficácia dentro da comunicação, e, por consequência, dentro das estratégias de marketing.

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Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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