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Logotipos: O que preciso saber para criar o logo da minha empresa?

Logotipos: O que preciso saber para criar o meu?

Logotipos: O que preciso saber para estruturar melhor as informações sobre a marca de uma empresa – já publicadas de forma ampla num artigo anterior (Identidades de Marca e Visual: eis sua Imagem Corporativa) –, hoje falaremos sobre um momento específico no planejamento e execução do que representa a “parte visual da marca”: a construção do Logo e/ou Logotipo de uma empresa.

Desde já, entendendo esta diferença: Logo “fala” do possível símbolo que possa ser criado/definido, um ícone ou emblema que representa aquele negócio, fazendo com que seja reconhecido de forma imediata (exemplo: a “Camponesa da Batavo”); Logotipo, de forma técnica, seria a forma escrita na marca, a representação tipográfica do nome da empresa (mesmo exemplo, mas somente as “letras/palavra” da Batavo).

Agora, com esta claridade, podemos seguir para qual estágio (e necessidade) uma empresa/negócio se depara para poder se expor em seu mercado. É uma empresa nascente? Ela existe, mas precisa “revitalizar” sua marca?

 

Logo é um ícone ou emblema que representa o negócio, e Logotipo é a forma escrita da marca, a representação tipográfica do nome da empresa.

 

Empresas nascentes

Se for a primeira exposição de sua imagem para seu público-alvo, tudo é um começo. Assim como os bebês recebem um “enxoval” de itens, para poder organizar seu início de vida, não é diferente para uma empresa que está começando a funcionar. Ela precisa organizar o que chamamos de itens de comunicação, sejam físicos ou digitais. Cartões de Visita (físicos e/ou digitais), Assinaturas de E-mail, Folha Timbrada Digital, Card para Redes Sociais do Lançamento da Empresa, dentre outros. Tudo é novidade, tanto para seus primeiros clientes, quanto para você mesmo. Obviamente, aqui é a construção. Pense nisso.

 

Assim como os bebês recebem um “enxoval” de itens, para poder organizar seu início de vida, não é diferente para uma empresa que está começando a funcionar.

 

Negócios estabelecidos

Agora, se seu negócio já existe. Um dia, você já criou sua marca (com os itens logo/logotipo referidos), já passou por esta experiência de “construção” e “maturação”. Várias empresas chegam num estágio de reverem suas estratégias de imagem. A grande maioria necessita revitalizar, modernizar, “oxigenar” suas identidades junto aos públicos fidelizados, mas, também, pensando em conquistar novos clientes e mercados. Aqui, entra o que é chamado Redesign de Marca (ou Redesenho). Muitas vezes, não é necessário criar, radicalmente, algo novo, podendo aproveitar o bom ativo da imagem estabelecida, porém dando algo “atual” para ela, algo como “mudando sem mudar”, também conhecido como “reestilização” da marca. Claro, não é somente a estratégia de redesenhar a sua marca. Existe o momento, sim, de uma “mudança radical”, algo novo, mesmo. Mas aqui existe uma oportunidade de se fazer uma pré-avaliação, nada muito traumático, algo bem pensado e “conversado”, para se entender o que realmente pode ser o melhor caminho: redesenhar ou criar algo “do zero”. E, nisto, você também pode contar com a expertise da Pense sobre qual rumo seguir.

 

Várias empresas chegam num estágio de reverem suas estratégias de imagem. A grande maioria necessita revitalizar, modernizar, “oxigenar” suas identidades junto aos públicos fidelizados, mas, também, pensando em conquistar novos clientes e mercados.

 

O que é preciso saber, então?

Agora, poderemos voltar à pergunta inicial: o que você precisa saber para criar o logo/logotipo da sua empresa? Parte já passamos um bom entendimento. Mas o que efetivamente estrutura um projeto profissional na construção de uma marca, ou mesmo numa revitalização de uma imagem já “cansada”, é a elaboração de uma importantíssima ferramenta: o briefing.

Este instrumento, na prática, é o bom e velho “questionário”, o que se quer (ou não se quer) fazer. Perguntas muitas vezes simples, mas que trazem prováveis complexidades em entender e aplicar nesta construção ou rearranjo. Por exemplo: Qual o tipo do negócio (que poderia ser usado como denominador do negócio no logotipo; por exemplo, o “Farmácias” de “Panvel”)? Qual público-alvo (idade, gênero e classe social preponderantes)? E seu(s) concorrente(s) direto(s) e/ou indireto(s)? Qual imagem a ser transmitida (moderna, tradicional, ecológica etc)? E outras mais.

 

O que efetivamente estrutura um projeto profissional na construção de uma marca, ou mesmo numa revitalização de uma imagem já “cansada”, é a elaboração de uma importantíssima ferramenta: o briefing.

 

A Pense utiliza essa ferramenta – um questionário estruturado (semelhante ao que usamos, também, nos projetos de Naming – veja o nosso artigo sobre), de forma assertiva ao que se quer, ao que se pretende com o seu empreendimento. Uma abordagem que nos auxilia, e principalmente você, no percurso da organização e o bom posicionamento do seu negócio no seu mercado.

 

 

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Logotipos: O que preciso saber é “Pensou em Logo, contate-nos logo!” Reduza ao máximo suas dúvidas e receios, e acelere seu potencial na estruturação da sua imagem.

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Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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