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Mix de Tendências 2025 – Marketing, Design e Branding

tendências 2025

Olha só… já entramos no ritmo, meio que atrasados, de visionarmos o que estão apontando ali pra frente, nos quesitos movimentos de Marketing, estratégias no Design e “pensos” sobre Branding como Tendências 2025. Até acreditamos que não devamos “antecipar” tantos meses, para não sermos cada vez mais “sugados” nesta espiral de excesso de informações e “poucas certezas”… o que achas?

Bem, vamos dar uma rápida passada com o que acreditamos serem boas informações e cenários, e tentarmos trazer possíveis “luzes” para este ambiente em que estejamos presentes – na verdade, podemos dizer que “todos” participam desta maratona no atual cenário social e de consumos. Grato até aqui, boa leitura!

 

Tendências Marketing 2025

IA, Inteligência Artificial e IA…

Isso mesmo… não tem como não parodiarmos com este assunto que, a cada “hora” que passa, martela ainda mais nossas mentes e ações. O principal deles é sobre a automação de atividades diárias. Muitas campanhas estão sendo pensadas e já materializadas com o uso do ChatGPT, por exemplo, desde as estratégias até com copys bem estruturados. Outras big techs (Google com o Gemini, Microsoft com o Copilot etc) estão cada vez mais aprimoradas em entregar estes mesmos resultados.

 

UGC (User Generated Content)

Conteúdo gerado por usuários, segundo o portal EconomiaSC, é um material produzido de forma espontânea e pessoal, que reflete experiências e opiniões autênticas, ao passo que estratégias envolvendo influenciadores (relevantes nas ações das marcas) miram uma audiência mais ampla – e mais rasa, também. Ambas funcionam, mas o primeiro grupo cada vez mais será necessário no caminho do marketing atual.

 

Relacionamentos Reais

Ainda neste mesmo portal, mesmo em tempos de IA é necessária a interação humana, onde são valorizadas as relações autênticas. “No marketing, isso significa estabelecer uma ligação pessoal e genuína, pois quando os clientes sentem que estão interagindo com pessoas reais e compreensivas, tendem a confiar mais e se engajar com a marca”, enfatizam. É… mais “gente” do que “máquina”… até ali, claro!

 

Chatbots

Esta matéria merece mesmo um artigo só para ele, até… Mas dando uma “luz” para o que vem de melhorias e aperfeiçoamentos ali adiante, podemos trazer o que estão destacando (pelo belo olhar da Otima.Digital). Eles atentam para um cenário onde a personalização e eficiência são cruciais, no objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais integrada para o consumidor. Eis alguns proeminentes:

Integração multicanal: basicamente, é a comunicação transitando entre CRMs e ERPs, sem que informações sejam perdidas na jornada, impactando positivamente na retenção de clientes e eficiência operacional.

Avanços no Processamento de Linguagem Natural (PLN): melhorias na compreensão e interpretação dos contatos, mais intuitiva e protegida (atendendo nuances de linguagem), nas interações e até mesmo nas emoções (diálogos mais fluídos e naturais). Tudo isso para aumentar a assertividade das respostas e a satisfação do cliente.

Design conversacional para experiências intuitivas: linguagens cada vez mais humanizadas, o chamado “design conversacional”, que colocam o usuário no centro da experiência, proporcionando interações que soam naturais e respeitam o tempo e o contexto do cliente (construção de confiança e fortalecimento do vínculo cliente/empresa).

Segurança de dados e compliance: para serviços financeiros e de saúde, por exemplo, a segurança de dados se torna uma prioridade absoluta. Existe uma emergente adoção de protocolos robustos de proteção, garantindo a privacidade e o compliance com legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, práticas de segurança avançadas para confiança dos usuários, e que suas informações pessoais sejam tratadas com ética (também protege as empresas de riscos legais).

Personalização com IA Generativa: IAs – cada vez mais inteligentes – ampliarão o escopo e a personalização do atendimento ao cliente. A “generativa” está criando um novo paradigma no segmento, com conteúdos dinâmicos e personalizados. Há uma expectativa de mensagens ainda mais customizadas, permitindo experiências únicas em áreas como e-commerce, saúde e educação.

 

Tendências Design 2025

Cores: WGSN + COLORO

Segundo o portal Moject.de, a WGSN – World Global Style Network –, em collab com a Coloro, apontam para a “aceleração” como tema abrangente e que impulsiona a previsão global de cores para 25/26. E, à medida em que a crise climática traz caos e estranhos presságios de declínio (céus alaranjados, oceanos verdes), veremos uma aceleração da mudança, tanto boa quanto ruim. Urgência, reparo e segurança serão necessidades nesta nova realidade, concluem.

Eis os significados das cinco cores principais:

Celestial Yellow: uma cor brilhante, mas que parece calmante e um pouco sonhadora. Lembra lua, estrelas e sol (sensação de segurança e orientação à espiritualidade, astrologia e astronomia, em busca de conforto).

Cherry Lacquer: cor escura, “rica” e “rebelde” que parece luxuosa. Na agitação e incertezas, explora temas de resistência e rebelião (também sedutora, conectando-se com nossos desejos mais profundos e fornecendo uma maneira de escapar e nos fortalecer).

Retro Blue: uma cor peculiar, old-school, com uma sensação aconchegante e nostálgica (sutil sensação de alegria e inocência inspirada por memórias), se encaixando na tendência crescente de kidults (consumidores com mais de 12 anos que compram brinquedos ou jogos para si mesmos) e na nostalgia reinventada e abraçada pela Geração Z.

Neon Flare: brilhante e dinâmica com um toque sintético. Nas preocupações climáticas urgentes, esta tonalidade (inspirada em IA) desperta senso de urgência coletiva (a necessidade de nos unirmos por meio de esforço e energia compartilhados enquanto enfrentamos desafios complexos).

Future Dusk: ano do pensamento criativo. Pessoas usarão sua imaginação para criar novas soluções para a economia e o meio ambiente. Uma cor entre azul e roxo, trazendo uma vibração misteriosa e sonhadora com suas qualidades sombrias e melancólicas (também uma sensação celestial e futurista, inspirada na nova era da exploração espacial; mudança da escuridão para a luz, do crepúsculo para o amanhecer, preparando para novas possibilidades emocionantes).

 

Realidade Aumentada Integrada

A integração de realidade aumentada (RA) em materiais impressos é uma tendência emergente que proporciona uma experiência interativa para o usuário, destaca o site da Gráfica Pontual. Folhetos, cartões de visita e embalagens podem ser enriquecidos com elementos de RA para aumentar o engajamento.

Um exemplo são as Embalagens Experienciais, ou seja, as que oferecem uma experiência virtual ao consumidor, como visualizar como o produto pode ser usado.

 

Impressão 3D em ascensão

Ainda pela Pontual, a impressão 3D continuará a expandir suas fronteiras no mercado gráfico, especialmente em nichos como prototipagem rápida, produtos personalizados e embalagens inovadoras. As principais vantagens da Impressão 3D são a Customização, que é a capacidade de produzir peças únicas ou customizadas em escala, e a Redução de Custos, onde há menos desperdício de material e redução dos custos de produção em itens complexos.

 

Tendências Branding 2025

“Além do foco em IA, as questões éticas e de sustentabilidade estão cada vez mais em evidência, com os consumidores exigindo transparência e comprometimento das marcas em relação a impactos sociais e ambientais positivos”, já afirma a Profª Berenice Lima – Escola Korú.

Disso, ela amplia para marcas que adotarem a inteligência artificial para personalizar a experiência do consumidor, investirem em práticas sustentáveis e éticas, e explorarem o poder do storytelling e do design (ainda, novas tecnologias de segurança de dados), estarão bem-posicionadas e acompanhando as novas tendências de branding.

Focamos em três das suas previsões do que possa acontecer neste próximo ano, para uma provocação inicial sobre o cenário:

 

O Crescimento da Marca Ética e Sustentável

“Os consumidores estão mais exigentes e priorizando marcas que demonstram compromisso com causas sociais e ambientais (exigem ações genuínas e verificáveis). Não apenas prometem, mas provam seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente”, enfatiza.

 

Design Simples e Autêntico

“No minimalismo profundo, com contínua força, especialmente em marcas de luxo, graças à sua estética limpa e simplicidade que transmitem sofisticação (altamente funcional; logotipos e designs minimalistas são mais adequados para telas pequenas). Na humanização e mascotes autênticos, onde marcas estão investindo em personagens com características humanas para criar conexões emocionais com o público (gera empatia e torna as marcas mais acessíveis). Na autenticidade através de ilustrações, pela busca por autenticidade com o uso de ilustrações manuais nos designs de marca (estilo que parece inacabado, comunica valores reais e orgânicos; oferece proximidade e transparência)”, defende Berenice.

 

O Poder do Storytelling

“Contar histórias será um diferencial ainda mais crucial para criar conexões profundas e emocionais com os consumidores. As marcas precisarão ir além das campanhas tradicionais e desenvolver narrativas autênticas, que reflitam os valores e as experiências de seu público (mensagens mais memoráveis e impactantes)”, finaliza.

 

 

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Ufa… falar de tendências é sempre bastante desafiador, para não dizer, “assustador”. Mas, desta forma, temos um “caminho a seguir”, uma perspectiva a explorar neste universo do marketing e marcas. A grande “tendência” é que vamos conviver com boa parte destes movimentos, e sempre entendendo que no universo dos negócios precisamos estar em “movimento”. Com dados, pesquisas e análises, temos boas chances de atingir melhorias.

Então, desejamos boas “melhorias”, e querendo conversar conosco sobre algumas dessas matérias, estaremos sempre dispostos a esquentar as discussões!

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Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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