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Jornada do Empreendedor Parte 5 – Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Eis outra parada na nossa Jornada do Empreendedor, desta vez falando sobre Marketing de Conteúdo. No destino anterior, tivemos o privilégio de termos conversado um pouco sobre Tráfego Pago, trazendo um olhar do nosso cenário de investimentos pelos anunciantes. Neste novo capítulo, para falarmos brevemente sobre o Marketing de Conteúdo, teremos a companhia honrosa da nossa outra parceira de negócios, nossa querida jornalista Paula Sá, da Vitrine Conteúdo. Prepare-se, vamos “zarpar” neste assunto bem vital dentro do Marketing Digital! Muito bem-vinda, querida Paula!

 

PENSE – Como o Marketing de Conteúdo pode auxiliar no primeiro negócio?

Paula Sá – O Marketing de Conteúdo pode ser uma ferramenta extremamente valiosa para o primeiro negócio, ajudando a construir uma base sólida e a estabelecer a marca. Um conteúdo relevante ajuda a empresa a posicionar a marca e a se tornar autoridade no setor em que atua. Isso é especialmente importante para novos negócios que ainda estão estabelecendo sua reputação.

Outra questão primordial é que conteúdos bem elaborados e otimizados impactam positivamente nos motores de busca (SEO) e ajudam a melhorar o ranking do site. Isso aumenta a visibilidade do negócio e pode gerar tráfego orgânico.

Além disso, conteúdos bem planejados podem ajudar a atrair clientes de forma orgânica, reduzindo a necessidade de investir muito em publicidade paga.

 

PENSE – Por onde começar no Marketing de Conteúdo?

Paula Sá – Começar no Marketing de Conteúdo pode parecer desafiador, mas seguindo um plano estruturado, a empresa pode estabelecer uma base sólida para a sua estratégia.

Antes de criar qualquer conteúdo é crucial definir o que a empresa pretende alcançar. Os objetivos podem incluir aumentar a conscientização da marca, gerar leads, aumentar o engajamento, ou melhorar o SEO. Ter objetivos claros ajudará a orientar toda a sua estratégia.

Conhecer o público-alvo é imprescindível para ser assertivo. Isso inclui entender dados demográficos, área de interesse e análise comportamental dos clientes em potencial. É possível usar ferramentas como pesquisas, entrevistas e análise de dados para criar personas do comprador detalhadas.

Estudar o que a concorrência está fazendo em termos de marketing de conteúdo também auxilia nessa caminhada. Observar que tipo de conteúdo as empresas da mesma área produzem e o que parece funcionar ou não. Isso pode ajudar a identificar lacunas e oportunidades para o desenvolvimento de estratégias de conteúdo.

 

PENSE – Qual a importância da terceirização deste serviço?

Paula Sá – A terceirização do serviço de marketing de conteúdo pode ser uma decisão estratégica valiosa para muitos negócios.

Em primeiro lugar, as empresas especializadas em marketing de conteúdo têm experiência e conhecimento aprofundado em estratégias de criação, distribuição e análise de conteúdo. Isso garante que o conteúdo seja bem elaborado e otimizado para alcançar os objetivos desejados.

Em segundo lugar, é fundamental entender que gerenciar o marketing de conteúdo internamente pode consumir muito tempo e recursos. Terceirizar permite que a equipe se concentre em outras áreas cruciais do negócio, enquanto especialistas cuidam do planejamento e execução do conteúdo.

Agências e freelancers com experiência têm processos estabelecidos para garantir a consistência e a qualidade do conteúdo. Isso inclui a criação de conteúdo que esteja alinhado com a marca e objetivos da empresa e a manutenção de um calendário editorial eficaz.

 

PENSE – Quais são os formatos de conteúdo que podem ser adotados na empresa?

Paula Sá – Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser utilizados no marketing para atrair, engajar e converter seu público-alvo. A escolha do formato deve alinhar-se com os objetivos da estratégia de marketing e as preferências do público-alvo. Podem ser criados artigos para blogs, infográficos, vídeos educativos e institucionais, e-books, podcasts e ainda promover webinars e eventos on-line, além é claro de newsletters e as primordiais postagens em redes sociais. São infinitas possibilidades o importante é começar a produção dos materiais que estão mais acessíveis ao momento da empresa.

Cada formato de conteúdo tem suas próprias vantagens e pode ser mais adequado para diferentes objetivos e públicos. É importante testar e analisar quais formatos funcionam melhor para sua audiência e ajustar sua estratégia conforme necessário. Utilizar uma combinação de formatos pode ajudar a atingir uma gama mais ampla de preferências e aumentar o engajamento geral.

 

 

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Maravilha! Mais um interessante capítulo dentro da nossa Jornada, entendendo um pouco mais sobre esta matéria bastante relevante dentro do Marketing Digital. Como apontado, vemos destaque desta iniciativa justamente para os novos negócios, onde as empresas estão começando a se posicionar e terem as primeiras visibilidades junto ao seus públicos. Muito interessante, mesmo! Agora é para você, Paula Sá, o nosso agradecimento pela participação e colaboração, provocando aos leitores um cenário para a busca de mais detalhamento ao longo deste desenvolvimento inicial dos negócios.

Querendo aumentar as discussões diretamente com a Pense, entre em contato! Teremos respeito e atenção para, juntos, avançarmos em novos cenários. Até breve, com um novo destino dentro desta nossa Jornada do Empreendedor!

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sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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