E-mail Marketing Parte Final – “Captura de Leads”, o que é isso?

E hoje chegamos ao E-mail Marketing Parte Final!

 

O que são Leads?

Leads são pessoas e/ou empresas que apontam interesse na sua marca – a partir de alguma interação deles com você (deixando contatos no seu site, e-mail, redes sociais etc) –, numa perspectiva de geração de negócios com seu produto ou serviço.

Até chegar no estágio de um novo cliente, existe uma trilha de contatos até efetivamente alcançar este nível. Um lead efetivo é aquele que demonstrou interesse na sua oferta (produto/serviço), onde em determinado momento ele deixou seus dados básicos (Nome, Telefone, E-mail). Muitas vezes em troca de algum benefício (algum material rico de interesse dele, as populares “iscas digitais”).

Segundo a Agência Orgânica, podemos classificar os contatos como Visitantes (desconhecido que encontrou você nos mecanismos de busca), Assinantes (transformando-os em leads, convidando-os para receber novos conteúdos) e, a partir de mais nutrição de informações relevantes, chegamos no nível em que temos contatos de pessoas/empresas realmente mais avançadas para potenciais vendas, ou seja, aos Leads.

 

Qualificação básica dos leads

Suspect: mais conhecido como indeciso; é aquele que possa ter interagido ou assinado algo com você, mas não sinaliza ainda algum interesse na compra.

Lead Qualificado: opa, começou a “esquentar”… Você já está tendo mais condições de analisar o perfil desse consumidor, o qual você sente tendência em melhorar contatos e conteúdos.

Marketing Qualified Lead (MQL): quando, na jornada de compra, esse cliente reconhece que tem uma necessidade, e avança no entendimento de que você pode resolver o problema dele. Aqui, o Marketing está podendo validar esse contato, para elevá-lo ao time de vendas.

Sales Qualified Lead (SQL): chegou ao Comercial da sua empresa. Mas o lead precisa estar realmente “maduro”, ou seja, mais abastecido de informações do seu produto/serviço (a ser ainda mais orientado pelo vendedor), daquilo que proporcionará “ganho” na vida dele. Aí, sim, para partir para o “sim” à sua oferta.

 

Como gerar Leads?

Neste artigo “E-mail Marketing Parte Final”, a principal ação a ser considerada é o oferecimento de materiais digitais “ricos”, ou seja, novamente aquelas tais “iscas digitais”, de benefícios (seja informação ou solução), em troca dos contatos dessa pessoa (ou empresa, lembre).

Os materiais mais comuns a serem entregues são:

  • E-books
  • Tutoriais
  • Templates
  • Infográficos
  • Planilhas etc

 

Formas de captação de Contatos

Agora, chegamos no momento de apresentar caminhos para o interessado nos seus “brindes” (quando ele entrega, mesmo, seus dados). Eis as formas:

Formulário

Um simples acesso para alimentação dos dados do cliente (Nome, Telefone, E-mail etc). Ele pode ser uma Assinatura de Newsletter, Contato, Suporte, novos artigos do Blog, ou seja, convidando o cliente a fazer parte do seu mailing.

Landing Page

É uma página no seu site (ou pop-up) criada especificamente para promover algum produto/serviço da sua empresa. A função é a mesma do formulário, que é a obtenção de dados do seu lead, mas criada para uma oferta pontual. Aqui, você entrega um de seus materiais ricos, podendo diversificar os conteúdos e segmentar aqueles públicos de forma distinta para a evolução dos contatos.

CTA (Call To Action)

É a tal “chamada para a ação”, ou seja, os famosos “botões” onde você “traz” o visitante para onde você deseja, seja na assinatura da sua newsletter, seja para aquela obtenção de material rico ao longo dos artigos ou nas landing pages.

 

E como tudo isso se comporta no Funil de Vendas?

Há práticas diferentes da gestão de vendas nas empresas (algumas separando o funil de marketing com o de vendas). Conforme o portal Rock Content, também entendemos que o ideal para compreendermos este assunto relacionado aos leads seja considerado uma única coisa, ou seja, um funil para todo o processo (adaptável a cada negócio e área de atuação).

Numa percepção imagética do tal “funil”, os níveis de contatos vão sofrendo variação para menor ao longo da jornada da compra, reduzindo, logicamente, o número dos efetivos interessados na aquisição daquele produto/serviço.

Desde a entrada do contato (boca ou topo do funil, seja via site, redes sociais etc), seguindo uma espécie de “filtro”, cria-se um novo volume de interessados na marca, necessitando boas estratégias de capturas, ou seja, oferecendo materiais ricos. Ao longo dos novos contatos, a empresa precisa enviar novos conteúdos, sanar todas as dúvidas deste público, para aumentar ainda mais a confiança e as chances de vendas (chamamos este processo de Nutrição de Leads).

Com a qualificação maior desses leads, é momento para transmissão ao time de vendas, com contatos maduros e ao alcance da compra (já podendo ser notados como consumidores prospects ou leads qualificados (SQLs). Na chegada ao “fundo do funil”, com os detalhes finais do entendimento dessas pessoas/empresas pelo seu produto/serviço, e a venda propriamente realizada, aí definimos como clientes efetivados dentro do negócio.

A partir daí, é muito conhecido o processo de pós-venda, ou seja, do bom atendimento ao novo cliente, elevando-o ao status de “divulgadores” da marca. Disso, estes podem oportunizar novos contatos, potenciais novos consumidores, onde abre um novo funil para estes que vão conhecer mais a sua empresa, agora com aval de quem já experimentou.

 

Breve Glossário do “E-mail Marketing Parte Final”

Opt-In

É uma prática de marketing em que os usuários oferecem seus dados com consentimento para receber mensagens de uma empresa (permissão para e-mails promocionais, newsletter etc).

Opt-Out

Como contrário, é a opção do usuário de cancelar sua inscrição em listas de marketing, que este possa ser removido da lista de envio com apenas um clique, ou seja, a liberdade total para deixar de receber conteúdos daquele cadastro feito anteriormente.

Segmentação

É um filtro que seleciona leads da base que possuem informações específicas, criando uma lista dinâmica. Assim, é possível criar ações de Marketing direcionadas, ou seja, de acordo com suas necessidades. Com a segmentação, separa-se clientes em potencial dos leads que não estão interessados no negócio.

E-mail Update

Aqui a velha e boa atenção para você manter seu mailing sempre atualizado. Conforme a sua ferramenta de automação de marketing integrada com os seus dispositivos de coleta de dados (via site, landing pages etc), você estará sempre preparado para um bom ritmo de comunicação com todos os contatos.

 

 

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É para concluir?

Esta matéria é bem extensa, com muito mais detalhes e percepções. Portanto, não é conclusivo; é apenas um bom panorama para você sentir que é muito importante estar atento e preparado quando o assunto é evolução dos clientes dentro do seu negócio.

Para esse cabedal de coisas que falamos sobre os tais “leads”, é importante contar com técnicos que produzam cada uma dessas peças (conteúdo e programação). E aqui é o nosso cotidiano, ou seja, podemos ordenar todas as soluções nas estratégicas específicas de cada empresa. Vamos fazer da sua jornada uma boa experiência, onde você encontre melhores resultados. Pense nisso! Sem antes acompanhar nossa série – primeiro artigo, segundo e terceiro.

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sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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Agência Pense Marketing em Porto Alegre
Política de Privacidade e Termos de Uso
  1. Informações gerais

O presente instrumento tem como finalidade definir a política de privacidade e termos dos usuários que acessam o website www.agenciapense.com.br. O escopo é justamente definir como serão tratados os dados pessoais dos usuários que acessem a plataforma, permitindo que tenham conhecimento que tipos de dados serão coletados, o motivo e a finalidade que será empregada. Ainda, é possível que o usuário altere, atualize ou peça a exclusão dos seus dados.

A Política de Privacidade tem como norte e encontra-se em conformidade com o Marco Civil da Internet (Lei Federal 12.965/14), com a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18) e a General Data Protection Regulation (EU GDPR 2016/679), podendo ser atualizada de acordo com a vigência e alteração das regras normativas.

Na eventualidade de alteração, todos os usuários que concordem em receber notificações e comunicações do presente site serão notificados a despeito das alterações perpetradas. De qualquer sorte, recomenda-se que o usuário visite esta seção para maiores informações.

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Os dados pessoais serão captados e processados de acordo com os princípios que regem as legislações atinentes a proteção de dados.

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  • Os dados pessoais dos usuários serão coletados de forma limitada para atender a NECESSIDADE do objetivo proposto, utilização apenas de dados estritamente indispensáveis
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  • Os dados pessoais serão conservados e protegidos, observados os padrões de SEGURANÇA estipulados pela legislação pertinente, sendo adotado medidas técnicas e administrativas a fim de salvaguardar os dados pessoais contra possíveis vazamentos

Ainda o usuário tem direito a exigir, consubstanciado nas GDPR e na LGPD, as seguintes medidas:

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O usuário poderá exercer suas prerrogativas através dos canais de comunicação do site www.agenciapense.com.br com o assunto LGPD – Dados Pessoais com as seguintes informações obrigatórias:

  • Nome completo ou razão social, número do CPF ou CNPJ, endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante
  • Direito que deseja exercer junto ao site
  • Data do pedido
  • Cópia de documento oficial que comprove a titularidade dos dados

A falta de quaisquer das informações elencadas acima, importará no não atendimento da demanda e exclusão da solicitação enviada.

Realizado o pedido nos moldes determinados, o usuário será informado das medidas tomadas pelo site, especialmente no tocante a retificação ou exclusão de dados.

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O usuário compromete-se a fornecer somente dados pessoais de sua titularidade e nunca dados de terceiros, sob pena de responsabilização nas esferas civil e penal.

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Ao utilizar o site, o usuário concorda com a presente Política de Privacidade e Termos de Uso.

É permitido ao usuário, se assim desejar, revogar seu consentimento, a qualquer momento, não comprometendo a licitude do tratamento de seus dados pessoais antes da revogação. A revogação do consentimento poderá ser feita pelo e-mail: contato@agenciapense.com.br.

O consentimento dos relativamente ou absolutamente incapazes, especialmente de crianças menores de 16 (dezesseis) anos, somente poderá ser realizado, se devidamente assistidos por seus representantes legais.

O tratamento dos dados pessoais sem o consentimento do usuário será realizado em razão de interesse legítimo e das hipóteses previstas em lei:

  • Quando necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • Quando exigido pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres;
  • Quando exigido para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  • Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
  • Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 (Lei de Arbitragem);
  • Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • Para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;
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  • Para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.
  1. Da finalidade do tratamento dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário coletados pelo site têm por finalidade atender os compromissos avençados com usuário através do preenchimento dos formulários disponibilizados no site.

Os dados pessoais poderão ser utilizados também com uma finalidade comercial, para personalizar o conteúdo oferecido ao usuário, bem como dar subsídio ao site para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação prévia ao usuário, sendo que as obrigações e direitos aqui previstos permanecem incólumes.

  1. Da conservação dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário serão mantidos por período não superior ao exigido para cumprir os objetivos em razão dos quais eles são processados, sendo averiguado os seguintes critérios de cumprimento do propósito e finalidade a que se destinou.

Ainda, os dados pessoais dos usuários poderão ser mantidos após o término do seu tratamento nas seguintes hipóteses:

  • cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
  • estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais
  • transferência a terceiros, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados
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  1. Do compartilhamento dos dados pessoais com terceiros e empresas parceiras

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Neste site, o encarregado poderá ser contatado pelo e-mail contato@agenciapense.com.br.

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