Isso, Dezembro de Dois Mil e… 25. Finished! Acabou esta “corrida”!
Correndo, correndo… mas crescendo! Este ano foi, novamente, muito especial. Principalmente para o atingimento da nossa “prata”: completamos 25 Anos de Pense! Conquistas de novas contas, novos projetos, novos jobs. Essas “maratonas” foram os melhores presentes, das quais temos muito orgulho dessas novas “vitórias”.
Vamos nessa, para mais uma “olhada pra trás”, e recordar os principais movimentos de informação e conhecimentos que quisemos trazer para vocês neste ano se encerrando.
Diga aí, 2025!
“Demos a largada” no ano com a sequência da nossa Jornada do Empreendedor, abordando a importância e eficácia da Assessoria de Imprensa dentro do mercado de cada negócio ou iniciativa. Contamos com o apoio do parceiro/jornalista Guto Moisés, onde ele destaca que a importância da adoção de Assessoria de Imprensa no setor corporativo se dá na forma ativa, com o relacionamento com a imprensa e jornalistas; e, também, passiva, quando a empresa deve estar à disposição para atendimento a pautas dos veículos de comunicação. Emendando, ainda em nossa Jornada, tivemos o prazer de ter o conteúdo de outro parceiro: Fábio Brambilla, da Corujalab, onde trouxe pra nós boas informações sobre os Chatbots.
Colados, falamos também sobre as melhores estratégias possíveis em investimentos nas Redes Sociais (conteúdo amplo, mereceu dois capítulos: Parte 1 e Parte 2). Um destaque interessante desta matéria foi sobre o questionamento acerca da possível migração nas redes sociais a partir do “envelhecimento” dos usuários. O ponto alto foi a constatação sobre a atual geração no seu “medo de envelhecer” (vivem a tal “glorificação da juventude e associação à beleza”). O contraponto percebido foi sobre a “geração prateada” (55+): essa está equiparada com os mais jovens em níveis de acesso às redes (frequência e conexão). Esses mais “experientes” têm adotado hábitos de consumo e estilo de vida mais modernos. Lembrando que esse grupo ainda resiste, e continua a acessar o Facebook (já questionada como uma “rede envelhecida”), mas que também tem explorado outras redes com maior frequência (principalmente o Instagram). Vale a Pena Ler de Novo… rsrs
Arte Para Todos
Outra série muito interessante que criamos foi a Arte Para Todos, a partir de um material criado/organizado pelo nosso diretor, Rogério Fraga (em tempos de professor da Faculdade de Comunicação Social – PUCRS), onde tivemos a pretensão de trazer o esclarecimento e relevância da matéria junto às estratégias de comunicação e marketing, inerentes ao mundo dos negócios. Já tivemos as passagens da Pré-História, da Idade Antiga, a Idade Média e a Idade Moderna. Lindo histórico que sempre servirá para a inspiração de quem cria com base no sentimento do ser humano, suas percepções, suas construções. Muito agregador. Ano que vem percorreremos um trecho final até nossos dias. Aguardem!
Uma matéria ao que pareceria “morna”, “pouco entusiasmante”, quando trouxemos breve panorama sobre as tais LinkedIn Pages (Páginas Corporativas), confessamos que tivemos uma grata surpresa: essa plataforma fomentando seu ambiente para “divulgar e promover conteúdos pelas empresas”.
Recentemente, tivemos uma interessante descoberta sobre a “evolução” do SEO: eis o AEO e GEO. Como sabemos, a função básica do SEO é otimizar conteúdos para as buscas (Google, Bing, Yahoo etc.). Agora, com a era da Inteligência Artificial, isso está indo para um novo nível: neste momento as fichas estão com o AEO (Answer Engine Optimization) – entenderemos como a Otimização para os Mecanismos de Resposta, e o GEO (Generative Engine Optimization) – como a Otimização para Mecanismos Generativos. Ao alinhar os textos com base nos conteúdos confiáveis, dados estatísticos e citações especializadas, o AEO e GEO não substituem o SEO, mas o potencializa. Vale nova passada aqui pelo nosso blog e reler a matéria, com a possibilidade de aprofundar o conteúdo técnico com as fontes especializadas que buscamos (inegável relevância).
Pense 25 Anos
Junho de 2025. 25 Anos da Agência Pense. “É prata, é prata, é prata”, na permissão de um longevo locutor da TV brasileira. Ano de 2000, Rogério Fraga e Eneida Severo fundavam o próprio estúdio de design (nasceu como Pense Design), e até 2020 manteve este posicionamento de negócio neste segmento de nicho. Foi quando eles – em alguns momentos de rodadas com consultoria externa – enxergaram que era o momento de virar: eis que se estabelece a Agência Pense. Com este movimento, entenderam que se criava uma nova era da empresa, justificando o que há tempos já vinha acontecendo, de vários tipos de ações de comunicação junto aos clientes transcendendo ao segmento específico de Design. Agora, uma agência de multicomunicação e atualizada com o momento do marketing.
E para marcar este momento de 25 anos da Pense, tivemos a preocupação e carinho na produção de itens para brindar os nossos clientes e parceiros, que tem muito a ver com o nosso DNA: papel e caneta na mão! Sim, fizemos uma dupla, composta de um bloco de anotações formato pocket (estilo Moleskine) e uma caneta slim, e todos na cor prata (alusiva à campanha Silver 25 Anos). Mas o mais delicado foi a produção de uma caixa superespecial, feita por uma empresa especializada em caixas decorativas aqui da capital gaúcha. Pura felicidade! Em produzir e receber gratas mensagens de agradecimentos pela bela lembrança.

Vitor Ramil
Fechando o ano com bons sentimentos, tivemos o privilégio de participar da comemoração do músico gaúcho, Vitor Ramil, dos mesmos 25 Anos de “estrada” do seu álbum Tambong. Os diretores da Pense, Rogério Fraga e Eneida Severo – acompanhados de alguns convidados da agência, prestigiaram o show em Porto Alegre no mês de novembro. Uma ótima ação da Agência Pense, em apoiar este marco também na carreira do músico local, entendendo ter conectividade em movimentos de comunicação ligados à arte (trazendo sinergia para o nosso negócio) – para quem não tenha visto, acesse a nota que fizemos aqui no nosso blog. Um show, para ambas as marcas!
Prêmio Maturidade da ARP
E no dia 4 de dezembro tivemos a felicidade de receber o Prêmio Maturidade ARP 2025 no Salão ARP 2025, em homenagem aos 25 anos da Agência Pense. Ficamos imensamente gratos e honrados por esse reconhecimento. Ao longo dessa caminhada, vivemos muitos desafios, conquistas, aprendizados e transformações — todos fundamentais para chegarmos até aqui. Celebramos com orgulho cada capítulo da nossa história e agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa jornada. Que venham novos desafios: estamos prontos para seguir evoluindo e criando o futuro juntos!

Cadastre-se para receber nossas novidades
Diga aí, 2026!
Eis, senhoras e senhores! Nova retrospectiva neste ano se encerrando… sempre acreditando em movimentos, sempre na intenção de melhorar, aumentar, crescer, desenvolver, participar… passaríamos bom tempo enumerando coisas que desejamos, tanto para o nosso negócio, quanto para as iniciativas dos nossos clientes e parceiros. Um olhar para o amanhã. Entendendo que sempre existirão algumas barreiras, algumas falhas, algumas perdas. Mas na contínua esperança de que andar com ética e responsabilidade, teremos a chance de encontrar os nossos pares dentro destes mesmos valores e posicionamentos. Claro, para tudo isso, queremos a melhor saúde possível para todos, os melhores desejos para todos, a maior realização possível para todos. Mas em especial para você, que está aqui conosco, para alguma causa em comum. Especial para você, é que tenhas um gratificante ano de 2026, mas antes, um Natal bem feliz com os teus. Um brinde! Até breve!
