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agência pense

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A Pense no “corre 2025”

Isso, Dezembro de Dois Mil e… 25. Finished! Acabou esta “corrida”!

Correndo, correndo… mas crescendo! Este ano foi, novamente, muito especial. Principalmente para o atingimento da nossa “prata”: completamos 25 Anos de Pense! Conquistas de novas contas, novos projetos, novos jobs. Essas “maratonas” foram os melhores presentes, das quais temos muito orgulho dessas novas “vitórias”.

Vamos nessa, para mais uma “olhada pra trás”, e recordar os principais movimentos de informação e conhecimentos que quisemos trazer para vocês neste ano se encerrando.

 

Diga aí, 2025!

“Demos a largada” no ano com a sequência da nossa Jornada do Empreendedor, abordando a importância e eficácia da Assessoria de Imprensa dentro do mercado de cada negócio ou iniciativa. Contamos com o apoio do parceiro/jornalista Guto Moisés, onde ele destaca que a importância da adoção de Assessoria de Imprensa no setor corporativo se dá na forma ativa, com o relacionamento com a imprensa e jornalistas; e, também, passiva, quando a empresa deve estar à disposição para atendimento a pautas dos veículos de comunicação. Emendando, ainda em nossa Jornada, tivemos o prazer de ter o conteúdo de outro parceiro: Fábio Brambilla, da Corujalab, onde trouxe pra nós boas informações sobre os Chatbots.

Colados, falamos também sobre as melhores estratégias possíveis em investimentos nas Redes Sociais (conteúdo amplo, mereceu dois capítulos: Parte 1 e Parte 2). Um destaque interessante desta matéria foi sobre o questionamento acerca da possível migração nas redes sociais a partir do “envelhecimento” dos usuários. O ponto alto foi a constatação sobre a atual geração no seu “medo de envelhecer” (vivem a tal “glorificação da juventude e associação à beleza”). O contraponto percebido foi sobre a “geração prateada” (55+): essa está equiparada com os mais jovens em níveis de acesso às redes (frequência e conexão). Esses mais “experientes” têm adotado hábitos de consumo e estilo de vida mais modernos. Lembrando que esse grupo ainda resiste, e continua a acessar o Facebook (já questionada como uma “rede envelhecida”), mas que também tem explorado outras redes com maior frequência (principalmente o Instagram). Vale a Pena Ler de Novo… rsrs

 

Arte Para Todos

Outra série muito interessante que criamos foi a Arte Para Todos, a partir de um material criado/organizado pelo nosso diretor, Rogério Fraga (em tempos de professor da Faculdade de Comunicação Social – PUCRS), onde tivemos a pretensão de trazer o esclarecimento e relevância da matéria junto às estratégias de comunicação e marketing, inerentes ao mundo dos negócios. Já tivemos as passagens da Pré-História, da Idade Antiga, a Idade Média e a Idade Moderna. Lindo histórico que sempre servirá para a inspiração de quem cria com base no sentimento do ser humano, suas percepções, suas construções. Muito agregador. Ano que vem percorreremos um trecho final até nossos dias. Aguardem!

Uma matéria ao que pareceria “morna”, “pouco entusiasmante”, quando trouxemos breve panorama sobre as tais LinkedIn Pages (Páginas Corporativas), confessamos que tivemos uma grata surpresa: essa plataforma fomentando seu ambiente para “divulgar e promover conteúdos pelas empresas”.

Recentemente, tivemos uma interessante descoberta sobre a “evolução” do SEO: eis o AEO e GEO. Como sabemos, a função básica do SEO é otimizar conteúdos para as buscas (Google, Bing, Yahoo etc.). Agora, com a era da Inteligência Artificial, isso está indo para um novo nível: neste momento as fichas estão com o AEO (Answer Engine Optimization) – entenderemos como a Otimização para os Mecanismos de Resposta, e o GEO (Generative Engine Optimization) – como a Otimização para Mecanismos Generativos. Ao alinhar os textos com base nos conteúdos confiáveis, dados estatísticos e citações especializadas, o AEO e GEO não substituem o SEO, mas o potencializa. Vale nova passada aqui pelo nosso blog e reler a matéria, com a possibilidade de aprofundar o conteúdo técnico com as fontes especializadas que buscamos (inegável relevância).

 

Pense 25 Anos

Junho de 2025. 25 Anos da Agência Pense. “É prata, é prata, é prata”, na permissão de um longevo locutor da TV brasileira. Ano de 2000, Rogério Fraga e Eneida Severo fundavam o próprio estúdio de design (nasceu como Pense Design), e até 2020 manteve este posicionamento de negócio neste segmento de nicho. Foi quando eles – em alguns momentos de rodadas com consultoria externa – enxergaram que era o momento de virar: eis que se estabelece a Agência Pense. Com este movimento, entenderam que se criava uma nova era da empresa, justificando o que há tempos já vinha acontecendo, de vários tipos de ações de comunicação junto aos clientes transcendendo ao segmento específico de Design. Agora, uma agência de multicomunicação e atualizada com o momento do marketing.

E para marcar este momento de 25 anos da Pense, tivemos a preocupação e carinho na produção de itens para brindar os nossos clientes e parceiros, que tem muito a ver com o nosso DNA: papel e caneta na mão! Sim, fizemos uma dupla, composta de um bloco de anotações formato pocket (estilo Moleskine) e uma caneta slim, e todos na cor prata (alusiva à campanha Silver 25 Anos). Mas o mais delicado foi a produção de uma caixa superespecial, feita por uma empresa especializada em caixas decorativas aqui da capital gaúcha. Pura felicidade! Em produzir e receber gratas mensagens de agradecimentos pela bela lembrança.

 

brinde 25 anos Pense

 

 

Vitor Ramil

Fechando o ano com bons sentimentos, tivemos o privilégio de participar da comemoração do músico gaúcho, Vitor Ramil, dos mesmos 25 Anos de “estrada” do seu álbum Tambong. Os diretores da Pense, Rogério Fraga e Eneida Severo – acompanhados de alguns convidados da agência, prestigiaram o show em Porto Alegre no mês de novembro. Uma ótima ação da Agência Pense, em apoiar este marco também na carreira do músico local, entendendo ter conectividade em movimentos de comunicação ligados à arte (trazendo sinergia para o nosso negócio) – para quem não tenha visto, acesse a nota que fizemos aqui no nosso blog. Um show, para ambas as marcas!

 

Prêmio Maturidade da ARP

E no dia 4 de dezembro tivemos a felicidade de receber o Prêmio Maturidade ARP 2025 no Salão ARP 2025, em homenagem aos 25 anos da Agência Pense. Ficamos imensamente gratos e honrados por esse reconhecimento. Ao longo dessa caminhada, vivemos muitos desafios, conquistas, aprendizados e transformações — todos fundamentais para chegarmos até aqui. Celebramos com orgulho cada capítulo da nossa história e agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa jornada. Que venham novos desafios: estamos prontos para seguir evoluindo e criando o futuro juntos!

 

prêmio maturidade arp 2025

 

 

 

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Diga aí, 2026!

Eis, senhoras e senhores! Nova retrospectiva neste ano se encerrando… sempre acreditando em movimentos, sempre na intenção de melhorar, aumentar, crescer, desenvolver, participar… passaríamos bom tempo enumerando coisas que desejamos, tanto para o nosso negócio, quanto para as iniciativas dos nossos clientes e parceiros. Um olhar para o amanhã. Entendendo que sempre existirão algumas barreiras, algumas falhas, algumas perdas. Mas na contínua esperança de que andar com ética e responsabilidade, teremos a chance de encontrar os nossos pares dentro destes mesmos valores e posicionamentos. Claro, para tudo isso, queremos a melhor saúde possível para todos, os melhores desejos para todos, a maior realização possível para todos. Mas em especial para você, que está aqui conosco, para alguma causa em comum. Especial para você, é que tenhas um gratificante ano de 2026, mas antes, um Natal bem feliz com os teus. Um brinde! Até breve!

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sobre o blog

Quando decidimos fazer este novo site, pensamos: “precisamos de um blog”. Não só para ranquear (afinal, casa de ferreiro…), mas principalmente porque queríamos colocar para fora o que pensamos nestes mais de vinte anos, e nos próximos. E olha que tem coisa.

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Agência Pense Marketing em Porto Alegre
Política de Privacidade e Termos de Uso
  1. Informações gerais

O presente instrumento tem como finalidade definir a política de privacidade e termos dos usuários que acessam o website www.agenciapense.com.br. O escopo é justamente definir como serão tratados os dados pessoais dos usuários que acessem a plataforma, permitindo que tenham conhecimento que tipos de dados serão coletados, o motivo e a finalidade que será empregada. Ainda, é possível que o usuário altere, atualize ou peça a exclusão dos seus dados.

A Política de Privacidade tem como norte e encontra-se em conformidade com o Marco Civil da Internet (Lei Federal 12.965/14), com a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18) e a General Data Protection Regulation (EU GDPR 2016/679), podendo ser atualizada de acordo com a vigência e alteração das regras normativas.

Na eventualidade de alteração, todos os usuários que concordem em receber notificações e comunicações do presente site serão notificados a despeito das alterações perpetradas. De qualquer sorte, recomenda-se que o usuário visite esta seção para maiores informações.

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Os dados pessoais serão captados e processados de acordo com os princípios que regem as legislações atinentes a proteção de dados.

  • Os dados pessoais serão processados com TRANSPARÊNCIA (Informações claras e precisas aos titulares)
  • Os dados pessoais dos usuários serão coletados apenas para FINALIDADE especificada determinada, explicitada e informada no site
  • Os dados pessoais dos usuários serão coletados de forma limitada para atender a NECESSIDADE do objetivo proposto, utilização apenas de dados estritamente indispensáveis
  • Os dados pessoais serão exatos e atualizados sempre que se julgar necessário, garantindo a QUALIDADE DOS DADOS
  • Os dados pessoais serão conservados e protegidos, observados os padrões de SEGURANÇA estipulados pela legislação pertinente, sendo adotado medidas técnicas e administrativas a fim de salvaguardar os dados pessoais contra possíveis vazamentos

Ainda o usuário tem direito a exigir, consubstanciado nas GDPR e na LGPD, as seguintes medidas:

  • O titular dos dados tem o direito de obter confirmação do site de que seus dados pessoais estão sendo tratados ou se encontram na base de dados, e se confirmado referida hipótese, terá direito de acessar quais os dados a plataforma possui
  • O usuário possui igualmente o direito de retificação de dados pessoais que estejam equivocados ou inexatos ou até mesmo a exclusão parcial ou completa de seus dados pessoais da base do site
  • É facultado ao usuário receber os dados pessoais que lhe competem e que tenha cadastrado no site, em um formato compreensível e estruturado, de uso corrente e de leitura automática, ainda havendo a faculdade de transmitir esses a outros sites, se assim desejar
  • O usuário tem o direito de não ser submetido a decisões automatizadas tomadas pelo site através do tratamento de dados, tais como profiling, ou que afetem e produzam efeitos jurídicos além dos especificamente propostos pelo site. Ainda o usuário poderá se opor ao tratamento de dados que sejam desnecessários a finalidade proposta

O usuário poderá exercer suas prerrogativas através dos canais de comunicação do site www.agenciapense.com.br com o assunto LGPD – Dados Pessoais com as seguintes informações obrigatórias:

  • Nome completo ou razão social, número do CPF ou CNPJ, endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante
  • Direito que deseja exercer junto ao site
  • Data do pedido
  • Cópia de documento oficial que comprove a titularidade dos dados

A falta de quaisquer das informações elencadas acima, importará no não atendimento da demanda e exclusão da solicitação enviada.

Realizado o pedido nos moldes determinados, o usuário será informado das medidas tomadas pelo site, especialmente no tocante a retificação ou exclusão de dados.

  1. Dados de terceiros

O usuário compromete-se a fornecer somente dados pessoais de sua titularidade e nunca dados de terceiros, sob pena de responsabilização nas esferas civil e penal.

  1. Da anuência do usuário para tratamento dos dados pessoais

Ao utilizar o site, o usuário concorda com a presente Política de Privacidade e Termos de Uso.

É permitido ao usuário, se assim desejar, revogar seu consentimento, a qualquer momento, não comprometendo a licitude do tratamento de seus dados pessoais antes da revogação. A revogação do consentimento poderá ser feita pelo e-mail: contato@agenciapense.com.br.

O consentimento dos relativamente ou absolutamente incapazes, especialmente de crianças menores de 16 (dezesseis) anos, somente poderá ser realizado, se devidamente assistidos por seus representantes legais.

O tratamento dos dados pessoais sem o consentimento do usuário será realizado em razão de interesse legítimo e das hipóteses previstas em lei:

  • Quando necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • Quando exigido pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres;
  • Quando exigido para a realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  • Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
  • Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 (Lei de Arbitragem);
  • Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro;
  • Para a tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária;
  • Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais; ou
  • Para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.
  1. Da finalidade do tratamento dos dados pessoais

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O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação prévia ao usuário, sendo que as obrigações e direitos aqui previstos permanecem incólumes.

  1. Da conservação dos dados pessoais

Os dados pessoais do usuário serão mantidos por período não superior ao exigido para cumprir os objetivos em razão dos quais eles são processados, sendo averiguado os seguintes critérios de cumprimento do propósito e finalidade a que se destinou.

Ainda, os dados pessoais dos usuários poderão ser mantidos após o término do seu tratamento nas seguintes hipóteses:

  • cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
  • estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais
  • transferência a terceiros, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados
  • para uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados
  1. Do compartilhamento dos dados pessoais com terceiros e empresas parceiras

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O site se compromete a garantir a proteção dos seus dados de acordo com as regras mais rigorosas, por meio de cláusulas contratuais específicas para determinada transferência, cláusulas-padrão contratuais, normas corporativas, certificados e códigos de conduta regularmente emitidos.

  1. Dos responsáveis pelo tratamento de dados (data controller e data protection officer)

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O encarregado de proteção de dados (data prottection officer) é o profissional encarregado de informar e aconselhar e controlar o responsável pelo tratamento dos dados, bem como os trabalhadores que tratem os dados, a respeito das obrigações do site nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Marco Civil da Internet e demais disposições legais nacionais e internacionais sobre o tema, em cooperação com a autoridade de controle competente.

Neste site, o encarregado poderá ser contatado pelo e-mail contato@agenciapense.com.br.

  1. Da segurança no tratamento dos dados pessoais

O site utiliza as técnicas de segurança adequadas e disponíveis no mercado aptas a proteger os dados pessoais de seus usuários de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados, se comprometendo a tratar os dados pessoais dos usuários com confidencialidade, dentro dos limites legais.

O site conta com certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais se transmitam de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão de dados entre o servidor e o usuário, e em retroalimentação, ocorra de maneira totalmente cifrada ou encriptada.

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